Uma nova visão no cuidado do idoso
A internação em um centro geriátrico não é falta de amor
Quando um idoso precisa de cuidados especiais, a opção por um centro geriátrico ou uma instituição de longa permanência é sempre uma decisão difícil. Muito preconceito envolve essa atitude, ainda muito julgada como falta de amor. Mas como bem observa Lucas Lohn Macedo, fundador do Centro Geriátrico São Francisco de Assis, é preciso mudar esse conceito. Vivendo em um centro geriátrico, o idoso tem mais qualidade de vida, convive com pessoas da mesma idade, recebe cuidados e atenção constantes e se envolve em atividades diferentes.
Por mais cuidado e preservação da vida
Quando um idoso sofre de doença crônica, progressiva, a tentativa de mantê-lo em casa pode comprometer ainda sua saúde, além de adoecer os cuidadores, submetidos à alta carga de estresse. “É importante entender que esses são casos em que o caminho certo é a internação em uma instituição de longa permanência para idosos, onde seu familiar estará cercado dos cuidados necessários, por profissionais.”, diz Lucas Lohn Macedo.
Os cuidados na escolha da instituição
Para as famílias que estiverem passando por esse processo, o conselho é se informar no M.P e ver quais instituições estão aptas para receber o idoso. Muitos casos de falta de estrutura adequada e até maus tratos aos idosos engrossam o preconceito.
Nosso exemplo
O centro geriátrico São Francisco de Assis, por exemplo, além de uma equipe multidisciplinar preparada para cuidar da saúde do seu idoso, oferece o dinamismo com garantia de uma excelente qualidade de vida. Todas as tardes, há atividades que fazem a alegria dos residentes. E eles ainda contam com assistência religiosa, fazem passeios, e têm à sua disposição, manicure, pedicure, cabeleireira, massagista. É todo um corpo profissional destinado ao seu familiar a atenção que ele merece. Porque esse cuidado humanizado é um ato de amor! Temos muitas casas que o M.P. fechou por maus tratos e essas mesmas casas imigraram para outro estabelecimento com outro nome, então consulte o M.P. e a secretaria do idoso.