Durante o inverno é comum as pessoas procurem o sol para se aquecer. Mas além de trazer bem-estar espantando o frio, a exposição ao sol tem importância para a saúde. Em Itapetininga (SP), a endocrinologista Daniela Maldonado Franco explica que a vitamina D, que o organismo obtém por meio da radiação ultravioleta do sol, é ainda mais importante para as pessoas com idades acima de 60 anos. “Os idosos têm uma chance aumentada de riscos de fratura pela alteração que ocorre nos ossos em decorrência da idade. Então, eles tem uma necessidade aumentada de vitamina D para ajudar a absorção de cálcio pelo intestino e rins, e ajudar na formação óssea”, ressalta.
Mesmo no inverno, quando o sol parece ser menos nocivo, é importante tomar alguns cuidados. Segundo especialistas, a radiação ultravioleta tem a mesma intensidade nesta época do ano. O recomendado é ficar meia hora pelo menos quatro vezes por semana. Após esse curto período, é bom evitar os raios solares.
De acordo com o dermatologista Cláudio Barsanti Wey, a forma mais correta de aproveitar o sol é respeitar os horários em que a radiação é menos intensa. Pela manhã, o ideal é entre 10h e 10h30. Já no período da tarde é após às 16h. Segundo ele, a vitamina D é absorvida pela pele, por isso o excesso pode trazer prejuízos à saúde. “A ultravioleta é um dos causadores de câncer de pele à longo prazo, tomando ao longo da vida. No Brasil, tomando de 15 a 30 minutos de sol por quatro dias da semana já é suficiente para sintetizar a vitamitima D”, explica.
Nós do Centro Geriátrico São Francisco, também fazemos nosso papel, nossos idosos periodicamente tomam banho de sol, além se de hidratar com sucos naturais e frutas sempre!