A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NO PACIENTE IDOSO
Como sabemos, o envelhecimento é um processo natural e progressivo do organismo, porém, é também irreversível, e isso acarreta diferentes alterações no organismo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde de 2015, são considerados idosos ou indivíduos da terceira idade, quando acima de 60 anos em países em desenvolvimento ou 65 anos para países desenvolvidos. Atualmente a população mundial de idosos fica em torno de 26,3 milhões, sendo 45% do sexo masculino e 55% das mulheres.
Como objetivos da Nutrição na terceira idade, têm-se a manutenção do estado nutricional, bem como a prevenção e combate de doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento. O profissional nutricionista encontrará indivíduos idosos saudáveis e ativos, que necessitarão de pequenos ajustes na alimentação, mas também poderá deparar-se com pacientes acamados com diferentes doenças, onde o cuidado nutricional será mais detalhista e intenso.
A nutrição pode reverter ou retardar alguns processos patológicos muito comuns nos idosos, como a dislipidemia (níveis altos de colesterol), hipertensão arterial e diabetes. Dentro dos cuidados diários com a saúde do paciente idoso, a alimentação saudável se faz bastante importante e deve seguir os mesmos princípios da alimentação adequada para pessoas adultas, porém, leva-se em consideração alguns pontos que podem prejudicar a nutrição do idoso:
A falta de apetite falta de paladar e muitas vezes, falta de olfato atrapalham no apetite e fazem com que o idoso consuma menos alimentos;
O uso, ou não, de prótese dentária pode atrapalhar no processo de mastigação e consequentemente diminui a ingestão de nutrientes.
Assim, percebe-se a importância da nutrição na vida do paciente idoso, já que uma alimentação adequada proporciona envelhecimento saudável, com menor incidência de doenças e com aumento da qualidade de vida nessa faixa etária.
Contamos em nossa equipe com a nutricionista Bruna Leffa Allebrand Silveira, que cuida muito bem de nossos idosos, fazendo periodicamente a avaliação nutricional deles e prezando por uma alimentação adequada a todos.