Nos últimos anos a expectativa de vida tem aumentado. Entretanto, com o passar dos anos, as pessoas idosas podem apresentar um decréscimo na qualidade de vida, pois em decorrência do envelhecimento ocorrem algumas perdas significativas em relação ao nosso corpo. Sendo assim, o idoso pode sentir-se menos disposto e enfraquecido com a diminuição da resistência, força e até mesmo a capacidade pulmonar.
A fisioterapia na gerontologia surge como um promotor de qualidade de vida para o idoso, melhorando sua movimentação, equilíbrio, coordenação, capacidade funcional, proporcionando relaxamento, conforto e estimulando o envelhecimento ativo. O idoso ativo apresenta melhora da força muscular, diminuição da dor, melhora da capacidade cardiorrespiratória, redução do risco de quedas e fraturas, melhora das atividades diárias, sentindo-se mais útil, independente e com mais vontade de viver.
A fisioterapia preventiva ajuda para que estes pacientes consigam superar as constantes ameaças ao seu equilíbrio, não só melhorando suas capacidades funcionais como também lhes conscientizando de suas limitações e sugerir algumas alterações para lhes conferirem maior segurança para que não venham a sofrer uma queda. O principal objetivo é a prevenção e a reabilitação do paciente idoso.
A cinesioterapia é o recurso mais utilizado em nossa prática diária. Com esta técnica trabalhamos a amplitude de movimento, a força muscular, a coordenação, o equilíbrio, a flexibilidade, a consciência corporal, a marcha (caminhar) e a resistência aeróbia. Todos estes elementos são de extrema importância para o movimento normal e a independência humana.
A Fisioterapia Respiratória é o meio utilizado para promover o estabelecimento ou restabelecimento da função pulmonar utilizando técnicas manuais e/ou com auxílio de equipamentos, exercícios ativos, ativo-assistidos ou passivos, além de procedimentos técnicos como aspiração das vias aéreas.
Ao entrarem em nosso Lar, os residentes passam por uma avaliação e, notando-se a necessidade da realização do tratamento fisioterapêutico é entrado em contato com os responsáveis pelos residentes.
O serviço de fisioterapia já é desenvolvido pelo fisioterapeuta Zari Neto CREFITO 127789-F, há oito anos no Lar São Francisco de Assis, obtendo excelentes resultados e aumentando a qualidade de vida dos idosos que o realizam.